Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vítimas do trânsito



Os jovens são as maiores vítimas do trânsito no estado do Rio. Segundo uma pesquisa do Detran, 47% dos acidentes envolvem pessoas de até 29 anos.

As estatísticas do Detran mostram que os jovens são os motoristas mais imprudentes do estado. São eles, os que mais cometem infrações. Na lista de irregularidades, estão: o avanço de sinal; a falta do cinto de segurança; e o uso de celular (foto).

O excesso de velocidade lidera o ranking. De janeiro a abril deste ano, já foram aplicadas 221.522 multas no estado. O filho de Ana Mateus morreu atropelado no ano passado. O carro estava acima do limite permitido.

“Se o carro estivesse em uma velocidade adequada, teria conseguido evitar a colisão”, diz a mãe de uma vítima, Ana Mateus. Ela agora faz parte de um grupo de apoio a famílias de vítimas do trânsito. “Eu resolvi começar a trabalhar para evitar que outros casos acontecessem. Ele me dizia: ‘Mãe, saí do sofá, vai fazer alguma coisa’. Hoje eu digo para ele: ‘Filho, você conseguiu me tirar do sofá”, lembra Ana Mateus.


Quase metade das pessoas que morrem em acidentes tem menos de 29 anos. As estatísticas alertam para o número de mortes de jovens no trânsito do Rio de Janeiro. Em um ano, o número de vítimas subiu 8,1%. Por isso, o Detran começou uma campanha para conscientizar esses motoristas.

“O objetivo é falar uma linguagem que possa dizer: ter segurança no trânsito é bom, é moda”, explica a coordenadora de estatísticas do Detran, Alda Araújo, que viu a estatística se confirmar na história da própria família.

“Esse número tem um nome: Lucas, o nome do meu filho. Na verdade, a gente pensa sempre que isso não vai acontecer com a gente, mas acontece. Pessoas morrem, pessoas ficam mutiladas, pessoas têm seus sonhos interropidos, e o que vai dizer? ‘Foi mal, desculpa’”, finaliza a coordenadora do Detran, Alda Araújo.

Fonte: RJTV - 22/09/07

Nenhum comentário: