Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Prefeitura de Curitiba quer perfil de acidentados no trânsito

Fabiano Klostermann [19/09/2007]

Como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Curitiba lançou ontem uma pesquisa comportamental para traçar o perfil dos motoristas do município. Além da ação, desenvolvida pela Diretoria de Trânsito (Diretran) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também foram lançados o 1.º Softran, um concurso para o desenvolvimento de softwares educativos de trânsito, e uma campanha de valorização do transporte coletivo feita em cartões telefônicos. As iniciativas foram anunciadas pelo presidente da Urbanização de Curitiba S.A., Paulo Schmidt.

Segundo a chefe da Unidade de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro, a pesquisa será realizada até o final do ano em meio eletrônico, na internet, e impresso, em atividades organizadas pela Prefeitura. Ainda segundo ela, todos os condutores, até de bicicletas, estão aptos a participar. “A única diferenciação a ser feita é entre o motorista profissional e o que dirige apenas para deslocamentos”.

De acordo com a coordenadora de projetos de promoção da saúde da SMS, Márcia Krempel, o objetivo é traçar o perfil para conhecer melhor quem se envolve em acidentes de trânsito. “Hoje, a maioria das ocorrências acontece por conta de fatores comportamentais e não por problemas na infra-estrutura”, afirmou. De posse dos resultados da pesquisa, Márcia afirma que a Prefeitura poderá atingir de forma mais eficiente o público-alvo das campanhas educativas de trânsito. “Entendendo como esse motorista de alto risco pensa, fica mais fácil sensibilizá-lo para a questão”, concluiu.

Softran

Feito em parceria com a Positivo Informática, o concurso Softran é destinado para a elaboração de um software educativo de trânsito. Segundo Maura, a competição é dividida em três categorias: ensino fundamental, de 1.ª a 4.ª séries; ensino fundamental, de 5.ª a 8.ª séries, e ensino médio. “O edital para a disputa está sendo analisado pelo departamento jurídico da Prefeitura e deve ser lançado em breve”, explicou. A idéia é disponibilizar os programas elaborados para escolas públicas e particulares da cidade.

Cartões

Já em parceria com a Brasil Telecom, será lançada uma série de cartões telefônicos com mensagens de valorização do transporte coletivo. Segundo o gerente de planejamento comercial da empresa, Nilson Miguel Estevão, 227 mil unidades serão comercializadas na cidade a partir da próxima semana.

Ação pede respeito a faixa de pedestres

Rosângela Oliveira

A empresária Márcia Sorgenfrei se sentiu privilegiada ao cruzar a Rua 24 de Maio, no Centro de Curitiba, pisando em um tapete vermelho. “Privilegiada e com segurança, como afinal deveria ser sempre, para poder exercer minha cidadania de pedestre.” O tapete foi estendido para lembrar aos motoristas que a faixa de pedestre precisa ser respeitada.

A ação, que aconteceu ontem pela manhã no cruzamento das ruas 24 de Maio e Dr. Pedrosa, ao lado da Praça Rui Barbosa, marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Prefeitura de Curitiba, cujo tema central será o respeito ao pedestre. Até a próxima terça-feira, uma série de atividades será desenvolvida junto aos motoristas, pedestres e escolares para conscientizar a população sobre a importância do respeito no trânsito.

De acordo com o prefeito Beto Richa, a Prefeitura tem feito sua parte quando investe na sinalização de trânsito, instalação de semáforos e lombadas, orientando e fiscalizando os motoristas. “Porém, cabe ao motorista entender seu papel ao volante, ser consciente para evitar acidentes e problemas no trânsito”, comentou. Mesmo com uma frota de um milhão de veículos, para uma população de cerca de 1,8 milhão de habitantes, Richa entende que o trânsito da capital possui uma situação diferenciada. “Temos avenidas largas, binários, e estamos investindo na reforma de terminais e na implantação do metrô. Mas o que falta é conscientização do motorista, que ao entrar no carro se transforma e esquece da gentileza, da tolerância e da calma.”

Para o cabeleireiro Alexandre Mendonça, também falta respeito ao pedestre no trânsito, que se soma a outros problemas, como a fiscalização. “As ruas são muito largas e o tempo de semáforo é curto. Geralmente temos que correr para não ser atropelado, já que motorista não respeita o sinal. E nessas horas não tem ninguém para fiscalizar.” Márcia Sorgenfrei diz que vê muitos motoristas curitibanos respeitando o pedestre em outras cidades. “Vou muito a Santa Catarina, e lá vemos carros com placas de Curitiba parando para o pedestre. Queremos o mesmo respeito na nossa cidade”, finalizou.

Fonte: Parana Online - 19/09/07

Nenhum comentário: