Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Urbanista considera fradinhos ineficazes

O uso excessivo de fradinhos como única opção para coibir o estacionamento irregular em calçadas resolve um problema, mas cria uma cidade com problemas graves de acessibilidade também para deficientes físicos. O diagnóstico é do urbanista Canagé Vilhena, presidente da ong Centro de Defesa das Cidades, que considera ineficaz o uso dos cones de concreto para outros casos de desordem urbana, como a ocupação de camelôs:

- Os fradinhos podem até proteger a calçada contra os veículos, mas é pouco solidária com os pedestres. O problema maior é de respeito com o espaço público, um trabalho de conscientização e fiscalização da prefeitura. Apesar dos obstáculos de concreto, que atrapalham deficientes visuais e idosos, o avanço de cadeiras de bares e restaurantes sobre o espaço das calçadas não é evitado.

Outro exemplo de avanço sobre o espaço público são as dezenas de portarias de prédios que cercam a calçada metros depois das entradas, como foi registrado pelo JB na Rua Prudente de Morais, em Ipanema.

Na visão do arquiteto e urbanista Mauro Luiz Neves Nogueira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o enclausuramento criado pelas grades, além de ineficazes, são ainda piores para o convívio urbano que os fradinhos:

- Não há uma padronização nem limites para esses cercados que, além de exagerados, não impedem que o ladrão renda o porteiro pelo lado de fora.

O subprefeito da Zona Sul 1 - responsável pelos bairros de Copacabana até São Conrado - não retornou aos telefonemas feitos pelo JB para responder sobre a conservação das calçadas e o uso de fradinhos como método para impedir o estacionamento irregular.

FONTE: http://jbonline.terra.com.br/ - 18/09/07

Nenhum comentário: