Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Motoristas Bêbados

A imprudência de motoristas voltou a provocar acidentes, no fim de semana. O dono de um carro que causou a morte de um motociclista ontem de manhã na Barra da Tijuca está sendo procurado pela polícia.

Outros três motoristas foram detidos por dirigir embriagados e causar vários estragos nas ruas de Ipanema e Copacabana.

O barulho acordou moradores. Na Rua Santa Clara, em Copacabana, 12 carros estacionados foram danificados. Os prejuízos foram causados pela médica Clayre Maria Bonfim Lopes, de 60 anos, que perdeu o controle da direção. Ninguém ficou ferido. Quem testemunhou o caso, preferiu não se identificar.

“Bateu em um carro que estava parado, bateu na frente, subiu a calçada. Só ouvimos o barulho. Parecia boliche”, conta uma testemunha.

Perto dali, na Avenida Atlântica, o segundo acidente. O consultor Renato da Silva Netto, de 35 anos, bateu com o carro em outro veículo.

Em Ipanema, mais destruição. A cabine da PM foi parar, destruída, no meio da Avenida Vieira Souto. Por sorte, ela estava vazia. O motorista que dirigia o carro, o publicitário Rafael Santos Pereira, de 24 anos, escapou sem ferimentos.

Os três acidentes tiveram uma característica em comum, que revela imprudência ao volante. O Instituto Médico Legal confirmou que os três motoristas dirigiam embriagados. Eles foram presos, mas liberados depois do pagamento de fiança. A médica Clayre Maria Bonfim Lopes e Rafael Santos Pereira tiveram que desembolsar R$ 7 mil. Renato da Silva Netto, R$ 5 mil.

Na manhã de domingo, na Barra da Tijuca, a imprudência de um motorista não provocou apenas danos materiais.

Testemunhas contaram na delegacia que um carro de cor escura deu fechadas em vários outros que circulavam pela Avenida Lúcio Costa, a antiga Sernambetiba. Um motociclista teria acelerado para tomar satisfação do motorista.

Ainda segundo testemunhas, o motorista se irritou e acabou jogando o carro contra a moto, que bateu violentamente em outro veículo. O comerciante Maurício Guimarães de Souza, de 47 anos, morreu na hora.

“Quando eu fiz o contorno, senti o impacto da moto a 180 km/h. Atravessou, cortou meu carro, voou. Provavelmente ele quebrou o pescoço e faleceu”, aponta Anderson de Souza.

Dirigir sob efeito de álcool é crime pelo Código Nacional de Trânsito. Se condenado, o réu pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além de pagar multa, ter a carteira suspensa ou ser impedido de tirar nova habilitação. A pena pode aumentar no caso de haver lesão corporal, homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), ou dano patrimonial.

Apesar de o Código de Trânsito ter tornado as multas e punições mais pesadas,
os acidentes continuam acontecendo. Será que os motoristas que se envolvem em acidentes estão perdendo as carteiras? Os três motoristas que foram presos ontem, por exemplo, não perderam a habilitação. O presidente do Detran, Antônio Francisco Neto, explica.

RJTV – O que aconteceu?

Antônio Francisco Neto – A carteira não foi apreendida porque a lei dá amplo direito de defesa. Se, por ventura, for comprovado que havia consumo de bebida alcoólica no acidente, eles podem ter a carteira suspensa por até um ano. Em caso de reincidência, por mais um ano.

É importante o motorista ter consciência.

Sim. No Rio de Janeiro, há sete mortes por dia. É um índice muito alto. Só vamos mudar essa realidade mudando atitudes. Só com a educação vamos mudar esse quadro. Só no ano passado, foram mais de 2,5 mil mortos no trânsito no estado, mais de 35 mil pessoas envolvidas em acidentes de trânsito.

O advogado da médica Clayre Maria Bonfim Lopes disse que ela foi submetida ao teste do bafômetro, que deu negativo. Ele contesta o laudo que confirmou a embriaguez.

Hoje de manhã, um acidente provocou congestionamentos no Engenho de Dentro, no Subúrbio do Rio. Um ônibus bateu em um táxi próximo à estação de trem do bairro.

O carro acabou batendo no muro da estação ferroviária. O taxista ficou ferido e foi levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier.


Fonte: RJTV - 24/09/07

Nenhum comentário: