Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Barulho e fezes de pombas incomodam moradores de Belo Horizonte

Símbolo da paz, as pombas têm incomodado moradores de Belo Horizonte. Os animais invadem os telhados, fazem barulho e deixam sujeira que pode fazer mal à saúde.

“Por volta das 18h começa o barulho, que incomoda demais. Sempre à tardinha, quando eles começam a procurar abrigo”, afirma a aposentada Maria Bernadete Assunção.

Além do barulho, as aves causam sujeira no local. Maria Bernadete fechou as frestas do telhado para evitar a permanência de pombos no local, mas não adiantou. De acordo com a aposentada, os gastos com limpeza cresceram. “A conta de água dobra”, diz.

Segundo Daniel Vilela, veterinário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é recomendado que as pessoas usem máscara para se proteger durante a limpeza.

Ainda de acordo com Vilela, as doenças são provocadas por fungos, bactérias e parasitas. “Normalmente, elas são transmitidas pelo contato com as fezes do animal”, afirma.

A dona de casa Enedina Maria Costa mantém as janelas de sua casa fechadas para evitar a entrada dos pombos. A sujeira avança pela parede e pelo chão. O problema incomoda a família há três anos. “Estou esperando por uma solução”, diz Enedita.

Os moradores da cidade que estiverem se sentindo incomodados ou quiserem pedir orientações ou uma vistoria pode ligar para prefeitura de Belo Horizonte, no telefone 156.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL729529-5598,00-BARULHO+E+FEZES+DE+POMBAS+INCOMODAM+MORADORES+DE+MG.html

Nenhum comentário: