Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

DF vai ganhar mais ciclovias

O ajudante de pedreiro Marcelo Ferreira não abre mão da ciclovia. Principalmente quando está na companhia da filha, Ketlen. “Eu acho melhor. Andar pela pista, que não tem acostamento, é muito mais arriscado. Pela ciclovia é muito melhor. Cada um segue pelo seu lugar”.

Pedestres, como a balconista Maria Conceição Silva, também aproveitam. “É ótimo para caminhar. Pra mim não tem coisa melhor. É maravilhoso”, elogia.

O Itapoã tem 4,5 km de ciclovia. Os moradores só não estão mais satisfeitos por causa da poeira e porque a pista poderia ser maior. O vigilante Adriano Borges, por exemplo, que usa o espaço para ir e voltar do trabalho, é obrigado a fazer parte do trajeto entre os carros. “Se fosse completa, eu agora poderia dizer que é uma boa”.

Nos últimos oito meses, o governo construiu 36,5 km de ciclovias, ao custo de R$ 4,4 milhões, em Itapoã, Samambaia, São Sebastião e no Varjão. Só que isso representa apenas 6% dos 600 km previstos no projeto Pedala DF.

“As pessoas correm o risco de atravessar a rua, sem ter a ciclovia, e acontecer um acidente”, diz o jardineiro Odemir Pereira da Paixão.
O secretário de Transportes diz que mais cinco ciclovias vão ser construídas a partir de outubro: três no Lago Sul, uma no Lago Norte e outra na Estrutural. Vão ser quase 100 km de pistas. Algumas no acostamento e outras no canteiro central. Ainda assim, vão faltar quase 80% das ciclovias do projeto.

“O projeto trata de 600 km. Agora, acredito que dá pra gente fazer até 200 km. Evidentemente que a continuação do projeto Pedala DF poderá chegar aos 600 km. O projeto é uma coisa, mas a execução é outra coisa”, enfatiza o secretário Alberto Fraga.

A Secretaria de Transportes promete que as ciclovias vão ficar prontas em oito meses.


Rita Yoshimine / Edgar de Andrade



Fonte: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL745485-10039,00-DF+VAI+GANHAR+MAIS+CICLOVIAS.html

Nenhum comentário: