Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

sábado, 20 de setembro de 2008

Árvore representa perigo para quem passa em rua do Centro

RJTV e O Globo Online

RIO - A gerente de recursos humanos Fátima Cristina de Lima enviou um vídeo para o telejornal "RJTV", da TV Globo, com imagens que mostram os transtornos causados por uma árvore no Centro. Ela cresceu na parede do prédio. Os moradores têm medo de que a árvore ou até mesmo a estrutura da construção não agüente.

- As pessoas acham que pode cair uma parte dela ou do reboco. O problema também é cair algum pedaço de ferro de uma janela - diz Fátima.

O edifício fica na Rua Ramalho Ortigão, em frente ao Largo São Francisco, no Centro. Uma farmácia funciona no térreo. Os outros andares estão abandonados.

- A gente fica vigiando o crescimento da árvore. No caso de uma queda, vamos tentar avisar pessoas e sair - planeja o vendedor ambulante João Batista.

A árvore, que tem cerca de seis metros, cresce de dentro do segundo andar do prédio. Sem poda, os galhos e as folhas já cobrem parte da fachada do prédio vizinho que também está abandonado. Foto: Stéfano

- A quem cabe a pode dessa árvore? Vão esperar acontecer um acidente - pergunta a gerente de recursos humanos.

A responsabilidade pela retirada da árvore, nesse caso, é dos bombeiros. O "RJTV" entrou em contato com eles e a resposta foi: algum morador tem que ligar para o 193 para pedir o corte. A defesa civil informou que vai mandar uma equipe para verificar as condições dos prédios.


http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/09/19/arvore_representa_perigo_para_quem_passa_em_rua_do_centro-548298000.asp

2 comentários:

Anônimo disse...

Com a ordem urbana abandonada, você acha que alguem vai se preocupar com "arvores em paredes?"...Dê uma olhada em sua volta!

"Comentário feito no Globo Online"

Anônimo disse...

Se um dos síndicos prédios vizinhos cortarem a árvore, COM CERTEZA vai aparecer algum orgão e multar por ter derrubado uma árvore sem consentimento. Por outro lado se solicitar o corte para a tal orgão responsável, Parques e Jardins, vai demorar uns 2 meses até enviar um "Técnico" para um laudo ..depois mai 1 mês o orgão contestará que não é da alçada deles pois a tal árvore não está num "parque"e nem num "jardim" e assim caminha a cidade maravilhosa....

*Comentário feito no Globo Online