Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Zona Sul lidera o ranking

Apesar do Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmar a tendência de queda nos índices de criminalidade, a pesquisa também confirma que é mesmo o trânsito um dos maiores multiplicadores de vítimas: a lesão culposa aumentou 9,9% (2.272 vítimas) e o de homicídio culposo de trânsito, 8,7% (153 casos). As zonas Sul (com um aumento de 28%) e Oeste (23%) concentram as maiores quantidades de acidentes.


Quinta-feira, os moradores de Ipanema tiveram uma prévia ao vivo do aumento das estatísticas constatadas pelo ISP. Um Honda Civic desgovernado invadiu o calçadão, atropelou um bombeiro e foi parar na areia da praia. E foi justamente a Zona Sul uma das regiões que mais registraram aumento, segundo o Instituto. Em novembro, ocorreram ali 32% (41 casos) mais de lesão culposa de trânsito (sem intenção de matar), quando comparado ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a novembro, foram 259 vítimas mais, um aumento de 20%.
Já homicídio culposo de trânsito, apesar de terem sido registrados oito casos menos em novembro, acumulou um aumento de 28% de janeiro a novembro deste ano, com relação ao mesmo período de 2006. Quando analisada separadamente, a Zona Sul contabiliza ainda 28 casos mais de roubo de carro, um aumento de 32% entre janeiro e novembro.


Na Zona Oeste, foram mais 41 casos de lesão no trânsito durante o mês passado, mas o acumulado no ano supera os 23% (1.160 vítimas). O homicídio culposo de trânsito, apesar de ter registrado seis casos menos no mês passado, já registra 147 vítimas mais entre janeiro e novembro.


- A qualidade das vias, que estimulam o motorista a correr, não está 100% relacionada às mortes no trânsito. A principal causa é, na maioria das vezes, a falta de conscientização do motorista - explica o engenheiro de trânsito Marcus Quintella.


Já o Centro registra números positivos na grande maioria dos crimes analisados no mês de novembro. O acumulado no ano, porém, revela um aumento de 22% nos casos de roubo a pedestres, ou 668 vítimas mais neste ano.


Na região metropolitana, apesar do homicídio culposo ter se mantido estável (com 15.271 vítimas até novembro), a lesão culposa atingiu 1.204 pessoas mais até novembro, totalizando um aumento de 5%.



Fonte: http://jbonline.terra.com.br/ - 08.12.07

Nenhum comentário: