Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Um mês depois..... Desordem nas ruas do Rio

A Câmara de Vereadores divulgou mais um relatório parcial do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Desordem Urbana. O que mais tem incomodado os cariocas são os diferentes tipos de irregularidades que tomam as calçadas e dificultam o vai-e-vem dos pedestres.

O Centro do Rio de Janeiro é um bairro histórico, coração financeiro da cidade. Local de importantes decisões e de onde partiu, até agora, o maior número de queixas para a Câmara Municipal.

Os vereadores dizem que as irregularidades estão ao lado da sede do Legislativo, na Cinelândia. O calçadão não é somente do pedestre, vira até depósito. “É demais isso”, reclamou um pedestre. “Você é obrigado a andar pela rua, quando na calçada você ficaria mais a vontade”, criticou uma senhora.

A CPI da Desordem Urbana recebeu 74 denúncias de quem freqüenta o Centro. Tijuca, na Zona Norte, e Ipanema, na Zona Sul, estão empatados na segunda colocação, com 66 reclamações. Jacarepaguá, na Zona Oeste, aparece em terceiro, com 60 denúncias.

Nas mãos do relator da CPI, a pilha de reclamações: por enquanto, são 944. A queixa mais comum foi a ocupação irregular das calçadas por bares e restaurantes, que alcançou 18,75%. O estacionamento em local proibido recebeu 14,19% denúncias e as reclamações relativas aos camelôs atingiram 9,11%.

“Atrapalha muito o pessoal que está passando”, reclamou um pedestre.

As cenas são consideradas comuns pelos moradores. Mas eles dizem que não querem se acomodar com as irregularidades.

“Está faltando alguém, uma pessoa fiscalizando para botar ordem na casa”, reclamou um pedestre.

Nas ruas onde o estacionamento é permitido acontecem situações inusitadas. Um motorista teve que colocar parte do carro, grande demais para a vaga, em cima da calçada.O estacionamento fica na Rua Luiz Vasconcelos, na Cinelândia. Apenas carros de funcionários da Justiça Federal podem parar nestas vagas.


“Já estou comunicando a todas essas secretarias responsáveis as denúncias que nos chegaram para que se tenha uma resposta rápida nesses locais onde ocorreram as denúncias”, disse o relator da CPI da Desordem, o vereador Rogério Bittar (PMDB).

A Secretaria municipal de Governo informou que faz vistorias de rotina em toda a cidade para combater as irregularidades. A Guarda Municipal disse que, só no Centro, 180 homens trabalham na fiscalização das leis de trânsito.

A CPI da Desordem Urbana termina em setembro e o relatório final vai ser encaminhado ao Ministério Público para mais investigações. O telefone para denúncias é o 3814-2901.


Fonte: RJTV - 10/07/07

Nenhum comentário: