Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

terça-feira, 10 de julho de 2007

CPI da desordem urbana

A ocupação das calçadas é apontada como principal problema

Vereadores do Rio apresentaram a primeira parte de um relatório sobre as irregularidades mais comuns nas ruas da cidade. Por enquanto, o campeão em desordem urbana é um endereço nobre: o bairro de Ipanema.

O carioca diz estar cansado de tanta desordem. Denunciou, reclamou pelo telefone e pela internet. Os vereadores estão fazendo um relatório das principais irregularidades. A ocupação das calçadas é apontada como principal problema: representa 22% das denúncias.

Em alguns locais, sobra apenas um pequeno corredor para os pedestres. Como em uma quadra, no bairro da Lapa. Problema que se repete em Ipanema, onde vários restaurantes ocupam calçadas com mesas, cadeiras e vasos.

Esquina das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, em Ipanema – este é o pior ponto do bairro, de acordo com os próprios moradores. Foi de lá que veio o maior número de reclamações. Não é difícil entender por que. A rua mais parece um depósito a céu aberto. Há cadeiras, barracas de praia, isopores por toda a parte. Nem o posto de policiamento garante a ordem urbana.

“A tendência é piorar cada vez mais, porque o abuso vai aumentando com o tempo”, comenta um morador.

Um carrinho se transformou em moradia. Veículos abandonados também atrapalham o trânsito e ocupam áreas de estacionamento. Sem vagas, alguns motoristas acabam deixando o carro em local proibido. Esta é a quarta reclamação mais ouvida pelos vereadores.

“Tem muito carro, moto passando pela calçada”, diz uma mulher.

Irregularidades em ruas e praças representam 20% das denúncias. Na Praça General Osório, também em Ipanema, além da sujeira, moradores reclamam que restaurantes do pólo gastronômico transformaram o local num depósito.

“Quando chega 17h, eles começam a colocar coisa e o espaço que seria para a gente passar, fica obstruído. Além disso, lavam copo, deixam resto de bebida aqui na praça”, reclama uma senhora.

A CPI da Desordem urbana foi criada no dia 19 de abril, os bairros onde os moradores fizeram mais reclamações são: Ipanema, Centro, Copacabana, Tijuca e Leblon.

Hoje à tarde, os vereadores vão percorrer as ruas de Bangu, na Zona Oeste. O relatório final da CPI deve estar pronto no fim do ano.

“O objetivo é primeiro identificar os pontos da cidade que são críticos e onde os problemas são mais graves. Segundo, determinar a responsabilidade, ver de quem é a culpa. A gente tem também o hábito da população de ter uma certa condescendência com a bagunça. Isso é histórico, mas sem dúvida, isso piorou muito de um ano para cá, e eu diria que até de três, quatro meses para cá se agravou muito”, comenta a vereadora do PV Aspásia Camargo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que existe um projeto para a recuperação da Praça General Osório e que vai notificar bares e restaurantes que ocupam a calçada irregularmente.

Segundo a Cet-Rio, as denúncias de carros abandonados devem ser feitas para a Polícia Militar, porque os veículos podem ser roubados. Já a Comlurb disse que só pode remover carcaças de veículos que não possuam qualquer possibilidade de identificação do proprietário e que estejam sem motor. Mesmo assim, é preciso de uma autorização da delegacia da área.


Fonte: RJTV - 04/06/07

Um comentário:

Anônimo disse...

14/04/2009 - 08:00HS

Celular 87172091 simone santos
Ilha do governador ESTRADA DO CACUIA – MUNDIAL DA ILHA

O ponto de ônibus já extremamente confuso , estressante e obstruído , a banca de jornal tira a visão de que esta no ponto , somada a quantidade absurda de kombis para vários locais , ônibus e vans é um tumulto só , pior fica quando este carro de coleta PARTICULAR de lixo resolve parar exatamente no ponto de ônibus e permanecer por 30 minutos , obrigando as pessoas a irem para o meio da rua para poder ver os ônibus uma vez que a banca de jornal somada ao caminhão parado impede 100% da visão

O estabelecimento comercial alega que a coleta é de empresa privada e que eles fazem o recolhimento do lixo a hora que querem e que ele nada pode fazer ... se a comlurb tem hora e dia para recolher porque o estabelecimento e seu prestador de serviço fazem a hora que bem entendem tal coleta ... quando indagado por mim da irregularidade o dono respondeu

Sou pequenininho , o negocio deles é pegar os grandões, tudo nesse pais esta errado porque só eu que sou pequenininho vou ser o certo ....

É pra rir ou é para chorar mediante a constatação da mentalidade do BRASILEIRO , do que faz a desordem , dos que apóiam ou daqueles que acham normal conviver com ela e dos que se ofendem quando alguém resolve reclamar ?????

É pra rir ou pra chorar a inversão de valores que infelizmente o pais que vivo está mergulhado e atolado nela ?