Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Muito mais do que uma moto roubada...

Às 22h40 deste sábado tornei-me mais uma vítima da infame violência que assola esta maravilhosa cidade: Fui assaltado! Tive a minha moto roubada, após ser fechado por um automóvel, de onde saíram quatro marginais armados que me revistaram, forçaram-me a deitar no chão e discutiam se me davam um tiro ou apenas levavam o que me pertencia e que muito me custou para comprar.

Porém, o que mais caro eu perdi naquela rua do bairro de Botafogo foi a crença na possibilidade de dias melhores, na suposta fé que nossas autoridades estão mesmo preocupadas com a segurança de quem, com o sacrifício do seu trabalho honesto, paga os impostos que vemos tão mal administrados.
Após o assalto, fui ao encontro de uma patrulha estacionada na Av. Pasteur para relatar e pedir providências, considerando que o fato teria acabado de acontecer, todavia, os policiais militares rapidamente trataram de informar que as coisas são assim no Rio, que eu é que não deveria andar de moto à noite...fiquei de queixo caído.

Na 10ª DP, fui atendido por um investigador plantonista que, enquanto eu relatava o que me havia acontecido, lamentava-se por não mais poder usar fuzil, que o salário é de fome, que estava sozinho no plantão... enfim, fiquei desolado.

O mais grave, foi constatar que a presença de quatro marginais circulando pela noite da cidade, praticando assaltos e violências, não foi suficiente para sequer despertar o interesse que justificasse um alerta no rádio da corporação, algo que viabilizasse a captura deles, dando a chance à outro cidadão de não ter seus bens, quiça a própria vida, arrebatados num sábado à noite.

O pior não é a constatação do abandono, da inépcia criminosa, do descumprimento flagrante das missões institucionais que nós, cidadãos, outorgamos a uns poucos para serem nossos governantes, o pior mesmo é ter a certeza que nada de concreto existe ou está sendo gerido para dar um basta em tudo isso, algo que resulte no restabelecimento da ordem, algo que depois de planejado e executado garanta que o crime, por menor potencial que tenha, seja punido.

A mim, só me resta contabilizar meu prejuízo e, como me disse o tal investigador, "agradecer por estar vivo".

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/#118312

2 comentários:

Stéfano Fiúza disse...

Ainda tem solução?
A esperança é a última que morre... Mas morre!

Anônimo disse...

Amigo, sou solidário a vc, pq roubaram a minha moto no dia 20 de agosto na subida do paulo de frontain em pleno horário de rush. Era uma vstrom preta 2007. Os bandidos estavam numa 125. Sabemos que ocorrem com frequencia assaltos em garupa de motos, e pergunta-se: pq não se fiscaliza esses safados? garupa na moto para mim já é suspeito, que nem ocorre em SP. O PM que me socorreu tentou avisar a patrulha sem sucesso. não existia um carro de policia no trajeto e os ladrões sabiam disso. se não tem condições de trabalho pede demissão, é assim que funciona na iniciativa privada ora bolas. Funcionário público hj em dia é cabide de emprego. Para mim devia ter um plano de metas e bônus, assim como na iniciativa privada, pq se continuar do que jeito que está é só enganação. A própria policia vive de segurança particular, se não tiver crime não tem ganho né? A corrupção da polícia é endemica e representa 80% dessa situação. Soube que eles querem agora motos de alta cilindrada para rodar no baile da favela tirando onda com as melancias da vida..Enfim, o Estado está falido..

abs