Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

domingo, 25 de maio de 2008

Barbárie no trânsito carioca

Motoboy é morto na Barra e pedestre da Tijuca está em coma
Carol Medeiros e Thiago Prado

Rio - A violência no trânsito fez duas vítimas em menos de 24 horas no Rio de Janeiro. Nos dois casos, inocentes foram atacados por motoristas furiosos. No Hospital Pasteur, no Méier, André Luiz Reuter Lima foi operado ontem à tarde pela segunda vez, mas ainda está em coma. O quadro dele é estável mas considerado gravíssimo pelos médicos.

O motoboy Marcelo Amorim de Lima, de 24 anos foi baleado na sexta-feira à tarde e morreu ontem no Hospital Lourenço Jorge. Segundo a polícia, o jovem teria sido atingido após se desentender com o dono de um Gol verde na Avenida das Américas, em frente ao Recreio Shopping. A região será vasculhada

O caso ocorreu por volta das 16h30 de sexta. Marcelo, que trabalhava para uma farmácia, ia entregar remédios em uma residência quando foi fechado por um Gol. As rodas da moto e do carro bateram e os pilotos começaram a se xingar. Com o veículo em movimento, o motorista sacou uma pistola e deu um tiro na barriga de Marcelo. Ele fugiu e sem que ninguém anotasse a placa.

Policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) resgataram o motoboy com vida e o levaram para o Lourenço Jorge. Após uma cirurgia, Marcelo morreu, por volta das 14h. “Ele era muito tranqüilo, estava feliz por trabalhar com carteira assinada. Ia fazer prova para a PM”, contou sua mãe, Maria da Penha Amorim.

Motorista agressor é identificado
A polícia identificou como Itamar Campos Paiva, de 45 anos, o motorista que agrediu com uma chave de roda o servidor da Fiocruz André Luiz Reuter Lima, de 45 anos, sexta-feira à noite, na Tijuca. André tinha reclamado do Fiat Uno de Itamar, que avançou o sinal, e foi espancado por Itamar na frente de dois filhos e de um outro adolescente.

Na madrugada de ontem, Itamar falou por telefone com policiais da 19ª DP (Tijuca) e afirmou que se apresentaria com um advogado, sem dizer quando. O caso foi registrado como ‘tentativa de homicídio’ e investigadores fizeram diligências para tentar prendê-lo, no Rio Comprido. Gerente de compras da Fundação Oswaldo Cruz, André Luiz foi operado e transferido para o Hospital Pasteur, no Méier.

VÍTIMA PASSOU POR DUAS CIRURGIAS
O estado de saúde de André Luiz Reuter Lima, de 45 anos, é muito grave. Ele teve afundamento de crânio e foi submetido a uma cirurgia no cérebro no Hospital do Andaraí. Na manhã de sábado, foi transferido para o Hospital Pasteur, no Méier, onde permanece em coma, internado no Centro de Terapia Intensiva. No início da tarde, ele passou por nova cirurgia.

“A família está tão abalada, o clima está tão pesado, que mesmo nós, que somos amigos não sabemos como nos aproximar”, disse um amigo de André, Joaquim Heitor. “As crianças estão traumatizadas. Elas viram o pai agonizando no chão”, desabafou o irmão da vítima, Rodrigo Reuter Lima.

Amigo da família, Joaquim Heitor, pai do garoto de 13 anos que estava com André e os filhos foi à 19ª DP. “Está havendo uma banalização da violência no trânsito. Este homem tem que ser preso, de preferência nas próximas 24 horas”, disse.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/barbarie_no_transito_carioca_173358.asp

Nenhum comentário: