Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ciclistas desconhecem faixa exclusiva para bicicletas em São Paulo

Pelo Código de Trânsito, a bicicleta tem que circular em pistas exclusivas ou nas ruas. Veículos deveriam manter 1,5m de distância na ultrapassagem.



A cidade de São Paulo tem projetos para ampliar o número de pistas exclusivas pra bicicletas.Mas além desses caminhos, a segurança dos ciclistas depende muito de mudanças de comportamento de motoristas e de ciclistas.

São Paulo quer ser, digamos, mais "biciletável". Já tem 52 quilômetros de ciclovias, e inaugurou uma faixa exclusiva pra integrar os ciclistas ao trânsito da cidade.
Mas com que regra? “Eu mesmo crio a regra. Por exemplo: eu não ando no meio dos carros, porque eles correm mais”, conta o aposentado Amauri Batista.

Pelo Código de Trânsito, a bicicleta só sobe na calçada se for nas mãos do ciclista.Tem que circular em pistas exclusivas ou nas ruas, respeitando a sinalização. Bicicleta tem prioridade.
Os veículos deveriam manter 1,5m de distância lateral na ultrapassagem.

“Você não tem que andar no meio da pista, tem que deixar um espaço para o carro passar, mas também não pode andar na borda branca. Por exemplo, se o guidão está invadindo a calçada, eu posso me enganchar com o pedestre”, explica o instrutor Andre Pasqualini.

Planeje o trajeto, evite avenidas e, se for preciso, grite: bike!

A experiência em outras cidades grandes do mundo mostra que quanto maior o número de bicicletas nas ruas, proporcionalmente, é menor o número de acidentes com eles. Isso porque, pouco a pouco, os motoristas vão se acostumando, começam a respeitar os ciclistas e as regras vão ficando mais claras pra todo mundo.

Em São Paulo, o número de mortes em acidentes com ciclistas nos últimos anos diminuiu muito, o que é uma grande vitória. Mas ainda tem um longo caminho pela frente.

Em uma faixa exclusiva para ciclistas, que solidão. E quando aparece um, é fora da faixa.É novidade. Leva tempo, mas os ciclistas já estão por toda a cidade e querem a conquista do asfalto! “Eu acredito que dos 100% hoje dos serviços que são executados em São Paulo, uns 70% da para fazer de bicicleta”, afirma Rafael Mambretti, dono de uma empresa de entregas.

A empresa tem 23 bikeboys para fazer entregas. O bikeboy Rodrigo Lima garante que ganha a corrida de um motoboy. ”Uma entrega no trânsito truncado de São Paulo eu consigo chegar na frente”, afirma.

Nenhum comentário: