Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Em vez de organizar, fiscais da prefeitura tumultuam o trânsito

Leitor flagra carros de agentes de controle urbano bloqueando tráfego no Leblon




RIO - A desordem urbana nas ruas do Rio é praticada até mesmo por aqueles que deveriam fiscalizar essas irregularidades. Duas viaturas do Controle Urbano foram flagradas pelo leitor Carlos Melo em diferentes pontos da Zona Sul. No Leblon, área com Unidade de Ordem Pública (UOP) inaugurada em outubro, uma equipe fechou o cruzamento da Rua João Lyra com a Ataulfo de Paiva, provocando congestionamento. Já em Laranjeiras, o leitor registrou uma viatura estacionada em fila dupla na Rua General Glicério.

“Já seriam atitudes ruins se partissem do cidadão comum. Mas, quando me deparo com um órgão, que deveria manter a ordem, praticando esse tipo de irregularidade, fico escandalizado. Os agentes não deveriam dar o exemplo?”, questionou o leitor.

Embora os veículos tenham autorização para estacionar em locais não convencionais em serviço, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que os agentes serão advertidos verbalmente. Segundo o órgão, mesmo em operação, os trabalhadores “são instruídos para evitar situações que causem complicações no trânsito”.

Para a presidente da ONG Rio Como Vamos, Rosiska Darcy, falta investir na formação cidadã dos agentes da Seop. Embora ela elogie a iniciatiava da prefeitura de criar um órgão voltado para o ordenamento urbano, os flagrantes realizados pelos leitores mostram que há despreparo no exercício da atividade, segundo a especialista.

“É o pior exemplo possível. Os fatos evidenciam que ainda persiste a cultura da desordem nos próprios agentes da prefeitura. Por outro lado, as atitudes cidadãs têm que partir de cada um, já que o Estado não pode colocar um policial ao lado de cada indivíduo. Não só o município, mas cada um precisa colaborar, se quisermos ter uma cidade mais organizada”, pontua Rosiska.

Polícia também não respeita sinalização

No início de novembro, o Eu-repórter mostrou veículos estacionados em área irregular em frente ao 19º Batalhão da Polícia Militar, em Copacabana. Segundo denúncia do leitor Cláudio Freitas, os próprios policiais cometiam a irregularidade. O comandante da unidade, tenente coronel Cláudio Costa de Oliveira, justificou à época que a frota havia aumentado e que havia pedido à prefeitura a regularização do estacionamento naquela área.

Fonte: O Globo - 01/12/2011
Disponível em: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/em-vez-de-organizar-fiscais-da-prefeitura-tumultuam-transito-3348278#ixzz1fFJhR2Z5

Nenhum comentário: