Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Motoristas não respeitam faixa de pedestre, afirma pesquisa

Cada esquina tem seu jeito próprio de ser. Em um cruzamento, os carros vêm de várias direções. Os pedestres se aventuram no risco da travessia.




Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. Uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo confirma que a maioria dos motoristas não respeita a prioridade do pedestre na travessia das faixas. Não faltam flagrantes nos cruzamentos da cidade.

A grande maioria dos motoristas diz “sim” e garante que respeita as leis de trânsito e, acima de tudo, os pedestres. Mas uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo mostrou que, em uma situação em que o pedestre e o motorista queriam passar pelo mesmo local ao mesmo tempo, apenas pouco mais de 10% dos motoristas respeitaram a prioridade dos pedestres.

“A gente tem de procurar respeitar o pedestre e deixar ele passar primeiro, porque é complicado”, ressalta um motorista.

Nos últimos cinco anos, quase 50% das pessoas que morreram vítimas do trânsito em São Paulo eram pedestres. Carros parados onde não é o lugar deles é comum. Até o carro da CET segue a mesma rotina.

Cada esquina tem seu jeito próprio de ser, mas todas têm seus embates entre veículos e pedestres. Em um cruzamento, os carros vêm de várias direções. Os pedestres se aventuram no risco da travessia.

“Olho os dois lados se vem carro, mas se não vem eu passo correndo”, confessa o auxiliar de cozinha Samuel Gomes da Silva. “O farol demora muito para os pedestres e eles também não respeitam”, conta a bancária Tatiane Almeida da Silva. “Quando a gente vê que dá, a gente dá uma fugidinha. É errado, mas a gente dá uma escapadinha”, admite a bancária Gláucia Soares da Costa.

Na pesquisa foram ouvidos 3.238 pedestres. Ao todo, 30.5% deles concordam que os condutores respeitam o direito de travessia; cerca de 34% dizem que o motorista para, mas reclama ou buzina; outros 35% dizem que o condutor não respeita de jeito nenhum a prioridade do pedestre. A questão é que boa parte dos motoristas dificilmente usa a seta indicativa pensando no pedestre.

“Uso para alertar quem vem atrás, principalmente os motoqueiros”, diz um motorista, que logo acrescenta: “O pedestre também”. “Quando dou a seta, geralmente é para alertar o carro que vem atrás e o pessoal em geral que vem atrás”, comenta outro motorista.

Em uma esquina da Avenida Paulista com Rua Augusta, os pedestres não conseguem obedecer a sinalização. É muito pequeno o número de carros que vêm pela Paulista e viram na Augusta. Em compensação, é enorme a quantidade de pedestres que fazem essa travessia. O farol para o pedestre é curtíssimo. Conclusão: todo mundo atravessa a rua no sinal vermelho.

“Eu fui no embalo de todo mundo”, explica uma senhora. “É que todo mundo atravessa. A gente tem que atravessar também”, diz um pedestre. “Atravessamos sempre, porque senão demora muito”, justifica outra pedestre. “A movimentação de carro aqui é muito grande, se esperar o farol ficar verde não dá tempo”, acrescenta uma paulistana.

Sobre os carros da própria CET flagrados avançando na faixa de pedestres, a companhia informou que vai orientar os agentes novamente sobre a obrigação de cumprir o código de trânsito.


Fonte: Bom Dia Brasil – 10-05-2011
Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/motoristas-nao-respeitam-faixa-de-pedestre-afirma-pesquisa.html

Nenhum comentário: