Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Icaraí vai ter choque de ordem em outubro

Operação Araribóia será semelhante à CopaBacana, que ajudou a reduzir o número de crimes na Zona Sul do Rio

A região de Icaraí, o bairro mais nobre de Niterói, vai passar por um choque de ordem a partir de outubro. Uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura da cidade vai garantir uma operação permanente de controle urbano, 24 horas por dia, na área. Os alvos são o comércio ambulante irregular, as vans ilegais, a exploração de menores e a invasão da população de rua. Nos moldes da operação feita em Copacabana e no Cristo Redentor, a Operação Araribóia também vai ter um telefone de informações para receber denúncias dos moradores.

De acordo com o secretário estadual de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, a ação foi pedida pelo prefeito Godofredo Pinto. Como na operação CopaBacana, o trabalho não terá data para terminar. Segundo Carvalho, a expectativa é conseguir resultados como os alcançados na Zona Sul do Rio, onde a operação ajudou a diminuir a incidência de alguns crimes, além de melhorar a sensação de segurança de quem transita por Copacabana.

— O segredo do sucesso é a parceria entre o governo e a prefeitura. O segundo fator é a participação da sociedade civil que mora no local. Em Copacabana, isto foi fundamental — disse Carvalho.

O número de pessoas envolvidas ainda está sendo estudado.

Mas pelo menos 13 órgãos diferentes, que vão da delegacia e do batalhão da região até o Conselho Tutelar, vão estar presentes. A área também já foi definida: será no perímetro da Avenida Jornalista Alberto Torres (Praia de Icaraí), da Rua Miguel de Frias, da Avenida Governador Roberto Silveira e da Rua Joaquim Távora.

Os moradores da região serão avisados por panfletos antes do início das operações, que podem ser antecipadas, segundo Carvalho.

— Um fato que está sendo muito bom é a postura da Polícia Militar. Os policiais estão orientando as pessoas antes da punição, o que tem gerado grande satisfação dos moradores — contou o secretário.

Iniciada em 19 de abril, a Operação CopaBacana conseguiu reduzir nos seus 30 primeiros dias a quantidade de roubos e furtos no bairro. O número de roubos caiu de 102, entre 1oe 15 de maio de 2006, para 70, no mesmo período de 2007, uma redução de 32%. Já o de furtos diminuiu de 241, entre 1oe 15 de maio de 2006, para 184 no mesmo período deste ano, uma queda de 27%.

A operação acolheu 784 moradores de rua e 404 menores.

Sete pessoas foram presas e outros 7 menores infratores, detidos.

Fonte: Jornal O Globo - 29/08/07

Nenhum comentário: