Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PREFEITURA DESORDEIRA: estaciona na calçada

Carros param sobre a calçada em rua no Humaitá. Veículo com adesivo da Secretaria estadual de Transportes chama atenção de leitor.




RIO - Entre maio e novembro deste ano, os pouco menos de 300 metros de extensão da Rua Cesário Alvim, no Humaitá, foram palco de 260 multas por estacionamento sobre a calçada aplicadas pela Guarda Municipal - praticamente uma por dia, no período. Apesar da frequência do combate à infração, o problema continua, conta o leitor Ricardo Mendes. “No segundo semestre deste ano, a Guarda Municipal fez uma ação intensiva para coibir o estacionamento irregular na Rua Cesário Alvim, no Humaitá. Eu e diversos outros moradores recebemos dezenas de multas por estacionarmos com duas rodas na calçada. Podemos dar muitas explicações, mas nenhuma justificativa que se sobreponha à lei e só nos restou pagar as multas. Me deparei com este veículo com uma cartela da Secretaria estadual de Transportes no para-brisa, bem em frente à minha casa, onde, aliás, recebi uma das multas. Será que este infrator se julga acima da lei ou posso esperar que seja punido pelo seu chefe?”, questiona Mendes em seu relato ao Eu-Repórter. O adesivo que chamou a atenção do leitor, no qual se lê “Autorização de Estacionamento n° 007”, vale “única e exclusivamente”, segundo nota da Secretaria estadual de Transportes, para o estacionamento no terreno da RioTrilhos, no Largo do Machado. A secretaria confirmou que o carro pertence a um funcionário e deixou claro que “qualquer utilização fora desta área é passível de multa ou reboque.” A Guarda Municipal, por sua vez, disse que a Rua Cesário Alvim está incluída em seu roteiro de patrulhamento e se comprometeu a enviar uma equipe ao local para verificar a denúncia de estacionamento irregular feita pelo leitor.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar um veículo sobre a calçada é infração grave, com multa no valor de R$ 127,69 e remoção do veículo. O motorista também perde cinco pontos na carteira.

FONTE: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/carros-param-sobre-calcada-em-rua-no-humaita-3477414
- 19/12/2011

Nenhum comentário: