Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Rio no Cinema


Imagens da Cidade Maravilhosa eternizadas nas telas do Cinema.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CARROS EM CIMA DA CALÇADAS

E PEDESTRES FELIZES EM FESTA SEM RISCO

CET-Rio libera prédios altos e depois... quer multar ?

Corruptos Pareceres... Grandes Negócios...

AUTORIDADES DESORDEIRAS ? Ou um conceito tacanho de ORDEM URBANA ?

Bombeiros estacionam veículos oficiais em locais proibidos. Segundo morador de Copacabana, infrações são cometidas de forma recorrente há dois anos.
Veículos do quartel do Corpo de Bombeiros em Copacabana são parados sobre ciclofaixa.



RIO - Veículos utilizados pelo Corpo de Bombeiros foram fotografados pelo leitor Lauro Nogueira estacionados em locais proibidos da Rua Xavier da Silveira, em Copacabana, ao lado do quartel do bairro. A conduta dos servidores é recorrente nos últimos dois anos, de acordo com Nogueira, cujos registros foram feitos entre janeiro de 2010 e
dezembro deste ano.

Bombeiros violam leis de trânsito em Copacabana Eu-Repórter: saiba como transformar o seu flagrante em notícia
“Estacionamentos em calçadas, ciclofaixas, faixas amarelas, na contramão (não apenas dos carros oficiais, mas também os particulares dos bombeiros), que dificultam e põem em risco os pedestres que tentam
atravessar a rua”, descreveu o leitor. Além das infrações de trânsito, Nogueira também contou que veículos oficiais passam por manutenção e limpeza em plena rua, obstruindo o trânsito. O leitor também reclama também do que julga ser um uso abusivo das sirenes. Elas já serviram “até para comemorar gol de time de futebol”, segundo ele.
Após receber as fotos de Nogueira e ser informado sobre as reclamações, o Corpo de Bombeiros disse em nota que orienta seus militares a cumprir as normas de trânsito. De acordo com a corporação, o comando vai analisar as imagens e “reforçar a importância da postura dos bombeiros” do quartel de Copacabana “para que tais episódios não
se repitam.”

FONTE: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/bombeiros-estacionam-veiculos-oficiais-em-locais-proibidos-3471111
- 17/12/2011

PREFEITURA DESORDEIRA: estaciona na calçada

Carros param sobre a calçada em rua no Humaitá. Veículo com adesivo da Secretaria estadual de Transportes chama atenção de leitor.




RIO - Entre maio e novembro deste ano, os pouco menos de 300 metros de extensão da Rua Cesário Alvim, no Humaitá, foram palco de 260 multas por estacionamento sobre a calçada aplicadas pela Guarda Municipal - praticamente uma por dia, no período. Apesar da frequência do combate à infração, o problema continua, conta o leitor Ricardo Mendes. “No segundo semestre deste ano, a Guarda Municipal fez uma ação intensiva para coibir o estacionamento irregular na Rua Cesário Alvim, no Humaitá. Eu e diversos outros moradores recebemos dezenas de multas por estacionarmos com duas rodas na calçada. Podemos dar muitas explicações, mas nenhuma justificativa que se sobreponha à lei e só nos restou pagar as multas. Me deparei com este veículo com uma cartela da Secretaria estadual de Transportes no para-brisa, bem em frente à minha casa, onde, aliás, recebi uma das multas. Será que este infrator se julga acima da lei ou posso esperar que seja punido pelo seu chefe?”, questiona Mendes em seu relato ao Eu-Repórter. O adesivo que chamou a atenção do leitor, no qual se lê “Autorização de Estacionamento n° 007”, vale “única e exclusivamente”, segundo nota da Secretaria estadual de Transportes, para o estacionamento no terreno da RioTrilhos, no Largo do Machado. A secretaria confirmou que o carro pertence a um funcionário e deixou claro que “qualquer utilização fora desta área é passível de multa ou reboque.” A Guarda Municipal, por sua vez, disse que a Rua Cesário Alvim está incluída em seu roteiro de patrulhamento e se comprometeu a enviar uma equipe ao local para verificar a denúncia de estacionamento irregular feita pelo leitor.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar um veículo sobre a calçada é infração grave, com multa no valor de R$ 127,69 e remoção do veículo. O motorista também perde cinco pontos na carteira.

FONTE: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/carros-param-sobre-calcada-em-rua-no-humaita-3477414
- 19/12/2011

sábado, 10 de dezembro de 2011

CHOQUE DE ORDEM NAS PRAIAS



O objetivo da operação é coibir irregularidades nas praias do Rio. Cães são proibidos na areia e não é permitido praticar esportes às margens da água antes das 17h.

Fonte: Bom Dia Rio. Edição 09/12/2011.
Disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1725060-7823-COMECA+A+OPERACAO+VERAO+NA+ORLA+DO+RIO+DE+JANEIRO,00.html

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Em vez de organizar, fiscais da prefeitura tumultuam o trânsito

Leitor flagra carros de agentes de controle urbano bloqueando tráfego no Leblon




RIO - A desordem urbana nas ruas do Rio é praticada até mesmo por aqueles que deveriam fiscalizar essas irregularidades. Duas viaturas do Controle Urbano foram flagradas pelo leitor Carlos Melo em diferentes pontos da Zona Sul. No Leblon, área com Unidade de Ordem Pública (UOP) inaugurada em outubro, uma equipe fechou o cruzamento da Rua João Lyra com a Ataulfo de Paiva, provocando congestionamento. Já em Laranjeiras, o leitor registrou uma viatura estacionada em fila dupla na Rua General Glicério.