Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rio de Janeiro é a cidade mais poluída do Brasil

A Região Metropolitana do Rio tem três vezes mais poluição do que o índice de referência da OMS. Em seguida vem Cubatão, na Baixada Santista.



A Organização Mundial de Saúde divulgou nesta segunda-feira (26) um levantamento sobre qualidade do ar no mundo. Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as cidades com índices de poluição acima do recomendado.

A Organização Mundial de Saúde adverte: poluição do ar mata. Segundo a OMS, mais de 2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de doenças provocadas pela inalação de partículas finas de poluição.

Essas partículas são invisíveis a olho nu. A OMS recomenda que a concentração delas no ar não passe de 20 microgramas, ou seja, 20 milionésimos de grama por metro cúbico de ar.

sábado, 17 de setembro de 2011

STF decide pela extinção da pena de quatro anos do ex-jogador Edmundo



Pena do ex-jogador Edmundo não deve mais nada à justiça. O Supremo Tribunal Federal decidiu pela extinção da pena. Ele que foi condenado a quatro anos e meio de prisão em regime semi-aberto, por homicídio culposo - quando a pessoa não tem intenção de matar, e lesão corporal, num acidente de carro em 1995. Três pessoas morreram e três ficaram feridas. O supremo considerou que a pena prescreveu, ou seja, perdeu a validade.