Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Choque de Ordem Natalino na Lagoa

Para ver a tradicional árvore de Natal da Lagoa, motoristas estacionaram no calçadão central que divide as duas pistas da Avenida Epitácio Pessoa neste sábado (18). Carros acabaram rebocados pela Prefeitura. Veja a operação:

Um guarda municipal, que pediu para não ser identificado, me confessou certo constrangimento de empregar o reboque, mas diz que o motorista carioca precisa reaprender a usar o espaço público. Ele me garantiiu que se motorista chega antes de o carro ser colocado no reboque pode se livrar da dor de cabeça, mas não da multa por estacionamento irregular. De fato um dos motoristas conseguiu a vantagem, apesar de ter tentado dar uma "carteirada" no guarda. "Sou colega", disse o motorista para o guarda que logo explicou que não haveria necessidade de recorrer a qualquer privilégio. O mesmo guarda me contou ter ouvido o seguinte comentário de um pipoqueiro irregular que ele tirou de circulação, ontem, na Lagoa:

"Vocês deveriam fazer como alguns PMs. Eu daria R$ 20 e tava tudo bem".

O paciente guarda municipal me contou ter explicado ao pipoqueiro, que ele deveria se envergonhar de falar uma coisa dessas. "Imagine se um policial aceita propina de um traficante que vai acabar aliciando seu filho", contraargumentou o guarda ao pipoqueiro, que baixou a cabeça e guardou a panela.

Resumo da ópera: leis e regras de convivência social são feitas para todos, sem distinção. Quem optar por dar um jeitinho pode acabar prejudicando alguém.



Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/#350658

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Prefeitura anunciou e começou: Choque de Ordem nas Praias



42 flanelinhas que atuavam em ruas de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foram detidos. Foram rebocados 122 veículos e multados outros 947 por estacionamento irregular no trecho da orla do Leme, na Zona Sul, ao Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.

Fonte:G1RJ.12/12/2010.
Disponível em:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/12/choque-de-ordem-nas-praias-detem-42-flanelinhas-neste-fim-de-semana.html

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Choque de Ordem no verão

Prefeitura do Rio anuncia esquema de fiscalização das praias para o verão
Ações irão intensificar o combate ao estacionamento irregular na orla.
Nas praias da Zona Oeste da cidade, trânsito sofrerá alterações.




Para combater o estacionamento irregular ao longo da orla e melhorar a fluidez do trânsito durante o verão, a Prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira (6) como será a fiscalização nas praias da capital fluminense. Este será o segundo ano da operação Choque de Ordem nas praias cariocas.

Fonte:G1RJ.06/12/2010.
Disponível em:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/12/prefeitura-do-rio-anuncia-esquema-de-fiscalizacao-das-praias-para-o-verao.html