Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

domingo, 28 de março de 2010

sábado, 20 de março de 2010

Alto Leblon em protesto contra instalação de escola

Eles dizem que o local não tem estrutura para receber grande quantidade de carros e pessoas.




Moradores do Alto Leblon fizeram mais um protesto contra a instalação de uma escola na região.

Desde o fim do ano passado, moradores reclamam da transferência de uma escola particular do Leblon para um casarão na Rua Timóteo da Costa, no Alto Leblon.

Eles dizem que o local não tem estrutura para receber grande quantidade de carros e pessoas, e chegaram a entrar na Justiça, mas os donos da escola conseguiram autorização judicial para levar o projeto adiante.


Fonte: RJTV 1ª Edição.20/03/2010
Disponível em:http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1538037-9097,00-MORADORES+DO+ALTO+LEBLON+FAZEM+PROTESTO+CONTRA+INSTALACAO+DE+ESCOLA.html

quinta-feira, 11 de março de 2010

20 mortes por dia em SP

No estado de São Paulo, o número de mortos no trânsito passou o de homicídios.



De acordo com o levantamento da Fundação Seade, o que mais puxou pra cima a violência no trânsito foram as batidas com motos. Entre 1996 e 2008, a mortalidade nos acidentes com motoqueiros aumentou 16 vezes. A taxa passou de 0,2 para 3,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

"Os atropelamentos e os acidentes de veículos - automóveis, ônibus e carro - eles tem passado por um processo de queda, pequeno, mas tem diminuído. Em contrapartida os acidentes de motociclista tem seguido a tendência oposta", afirma o demógrafo, Paulo Borlina Maia.

Fonte:Jornal da Globo.Edição dia 10/03/2010.
Disponível em:http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1524396-16021,00-TRANSITO+MATA+PESSOAS+POR+DIA+EM+SP.html

segunda-feira, 8 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

TWITTER DA CET-Rio: existe isso ?


Sábado, nove da noite, canais transbordaram, aeroportos fechados, Jardim Botânico com água a um metro de altura, a cidade totalmente inundada, e a CET-Rio... bem, vejam o Twitter da CET-Rio às nove da noite debaixo de chuva. Multemos ela ? Ou guinchemos ela ?

sábado, 6 de março de 2010

As câmeras da CET-Rio... todas fora do ar... NA NOITE CHUVOSA





Fonte:http://transito.rio.rj.gov.br/

POPULAÇÃO COLOCA FOTOS NA INTERNET

Já a CET-Rio... Nada, nada, nada...

Leitores do G1 enviaram fotos e relatos:



"Em grande parte do Rio de Janeiro, as chuvas fortes alagam tudo, até bairros inteiros. Com elas, um problema crítico da cidade se mostra mais evidente: a insuficiência das galerias fluviais e os bueiros entupidos causando o alagamento de ruas.Moro em Copacabana há 5 anos e esse problema nunca foi resolvido."
Rua Tonelero com o Metrô e o 19º BPM a direita (Foto: Adriana Jackson/Lucas Nunes Aché Assumpção)


"Uma pancada de chuva de forte intensidade e pequena duração transformou uma das ruas mais movimentadas do Flamengo em um pequeno riacho.
Veículos na contramão e moradores desesperados formaram o cenário na Rua Marquês de Abrantes."

Rua Marquês de Abrantes alagada (Foto: Adriana Jackson/Cristiano Costa)



"Flagrante feito às 19h do cruzamento dos RIOS Voluntários da Pátria e Nelson Mandela em Botafogo."



(Foto: Adriana Jackson/Bernardo Menescal )




"Moro na rua Correa Dutra, no Flamengo, e minha rua alagou. Nunca tinha visto igual. A água chegou a 1 metro, os carros estão boiando e há muito lixo espalhado pelas ruas."Rafael Ciabotti Freitas - Rio de Janeiro, RJ




Na Rua Fonte da Saudade, na Lagoa Rodrigo de Freitas a chuva forte causou muitos transtornos á moradores e a motoristas que passavam no local.(Foto: Adriana Jackson/Rodrigo Antunes Fanaia)

Fonte:G1.Edição 06/03/2010
Disponível em:http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL1518725-8491,00.html

Chuva forte no Rio causa transtornos em vários bairros

Alerta
Chuva forte deixa o trânsito confuso
- e no website da CET-Rio, NADA NADA NADA


Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, ficou alagada e causou transtornos aos motoristas.


Uma forte chuva que começou no início desta noite de sábado (6) no Rio tem provocado congestionamentos no trânsito em vários pontos da cidade.Em algumas vias , motoristas mantêm o pisca alerta ligado já que a chuva está dificultando a visibilidade. Os transtornos provocados pelas chuvas, com vários bolsões de água, atingiram ruas da Zona Sul, Centro e subúrbio do Rio.
Os engarrafamentos se prolongaram pelo Aterro do Flamengo, na Elevado da Perimetral e na Ponte Rio Niterói.O Rio Maracanã, na Zona Norte, transbordou, alagando as algumas ruas do bairro.
A Defesa Civil do município informa que a cidade encontra-se em estado de atenção devido à previsão de rajadas de vento e muita chuva também para a madrugada de domingo.



Fonte:G1.Edição dia 06/03/2010.
Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1518667-5606,00-CHUVA+FORTE+NO+RIO+CAUSA+TRANSTORNOS+EM+VARIOS+BAIRROS.html

Van bate em carro, capota, atropela e mata três pessoas

Um acidente grave com uma van, nesta quinta-feira, deixou um saldo trágico em Campo Grande: dois passageiros e um pedestre morreram.

Um acidente grave com uma van, nesta quinta-feira, deixou um saldo trágico em Campo Grande: dois passageiros e um pedestre morreram. Segundo testemunhas, a van vinha em alta velocidade e passou direto pelo sinal que estava no alerta. No cruzamento, atingiu um carro. A batida foi tão violenta que a van capotou três vezes e atropelou uma jovem de 26 anos na calçada. Ela e dois passageiros morreram. O motorista e dez feridos foram levados para o Hospital Rocha Faria.


Fonte:RJTV 2ª Edição 04/03/2010.
Disponível em:http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1516125-9099,00-VAN+BATE+EM+CARRO+CAPOTA+ATROPELA+E+MATA+TRES+PESSOAS.html