Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Poste em calçada estreita atrapalha passagem de pedestres no Centro do Rio


RIO - Quem disse que calçada é para pedestre? É quase impossível andar pela Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio. Postes atrapalham a passagem dos pedestres, levando-os a caminhar pelo meio da rua e colocando vidas em risco. Será que alguma coisa pode ser feita antes que aconteça uma tragédia ou vão esperar que aconteçam para depois agirem?


FONTE: http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/07/23/poste-em-calcada-estreita-atrapalha-passagem-de-pedestres-no-centro-do-rio-756940826.asp - 24/07/09 - "Eu-Repórter"

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mais um carro no Canal do Leblon



Um carro perdeu o controle e foi parar dentro do Canal do Leblon, na Zona Sul do Rio. O acidente foi na tarde de terça-feira (21).

A água encobriu quase todo o veículo. Bombeiros socorreram a motorista, que não teve ferimentos.

Segundo testemunhas, ela foi fechada por um outro carro, na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon.

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1238395-5606,00-CARRO+CAI+NO+CANAL+DO+LEBLON.html

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vazamento Constante de Farinha

Desta vez a quantidade chamou a atenção de quem passava pela região. A calçada e os carros ficaram encobertos pelo pó branco que sai frequentemente de um moinho do bairro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai mandar uma equipe à Gamboa, até amanhã, para verificar a causa do vazamento de farinha de um moinho do bairro.

Parece até neve, mas é farinha mesmo e a origem está em um moinho de trigo, Moradores contam que não é a primeira vez que farinha sai pelo prédio e se espalha pelo bairro, mas a quantidade é que chamou atenção.

“Desta vez está muito pior”, afirma uma mulher.

“É farinha pura e todo mundo está ingerindo esta farinha”, reclama um homem.

O Moinho Fluminense, empresa dona da farinha mandou funcionários varreram a calçada, mas não atendeu a equipe de reportagem do Bom Dia Rio.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que já havia feito uma fiscalização no local e que a empresa tinha se adaptado às exigências.

Fonte: Bom Dia Rio - http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1231702-9101,00-MORADORES+DA+GAMBOA+RECLAMAM+DO+VAZAMENTO+CONSTANTE+DE+FARINHA.html

domingo, 5 de julho de 2009

Motorista de van acidentada é preso após deixar hospital

O motorista da van que sofreu um acidente no início da tarde desta quarta-feira (1º), na Linha Vermelha, foi preso à noite após deixar o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio. Segundo a delegada Leila Goulart, da 37ª DP (Ilha do Governador), Carlos Alberto Rodrigues de Souza, 57 anos, foi autuado por quatro homicídios culposos e seis lesões corporais.



A van escolar bateu num reboque que estava parado na faixa da direita, na pista sentido Baixada Fluminense. Com a colisão, o veículo capotou e ficou destruído. Passageiros ficaram presos nas ferragens. Quatro crianças morreram e outras seis ficaram feridas.


De acordo com a delegada, em depoimento, Carlos Alberto alegou que dirigia a 40km/h, quando foi fechado por um ônibus. Em seguida, ele afirmou que viu o reboque muito rapidamente e não conseguiu frear, provocando o acidente.

Carlos Alberto foi preso em flagrante e levado para a 37ª DP, onde o caso foi registrado. Ainda segundo a delegada, a fiança foi estipulada em R$ 6 mil.

Contratada pelos pais, a van fazia transporte de estudantes do Colégio Pedro II, unidade de São Cristóvão, na Zona Norte. As informações são do Corpo de Bombeiros e da direção do colégio.

A direção do Colégio Pedro II informou que foi decretado luto de três dias. Ainda segundo a direção da unidade, foram os próprios pais dos alunos que contrataram o serviço de transporte escolar.

Mães choram perda de filhas únicas

Duas meninas - Rayanne, de 14 anos, e Esther, de 8 - que morreram no acidente envolvendo com a van escolar, eram filhas únicas. Os parentes das vítimas fizeram o reconhecimento dos corpos na noite desta quarta no Instituto Médico Legal (IML), no Centro.

As duas outras vítimas que morreram no acidente são Vinícius Lopes da Silva, de 11 anos, e André Teles, de 7. Os pais de Vinícius chegaram por volta das 21h no IML ainda sem saber que o menino tinha morrido.

A jornalista Rosana da Silva Souza, de 46 anos, mãe da estudante Rayanne, de 14, disse que botou a sua filha única na van por medidas de segurança. Muito abalada, a moradora do bairro Jardim América, no subúrbio, disse que conhecia as outras vítimas.

“Eu coloquei na van por segurança e perdi minha única filha. Eu já conhecia o motorista há bastante tempo e também conhecia as outras crianças. Estou chocada e incrédula com tudo isso”, contou.

Moradora de Irajá, a também jornalista Renata Fernandes, de 30 anos, perdeu a filha única Esther, de 8, no acidente. Ela disse que sentiu falta da menina e ligou para a escola. Segundo ela, nenhum parente ainda foi chamado na noite desta quarta para fazer o reconhecimento dos corpos.

Feridos em três hospitais

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, três crianças foram levadas para o Hospital de Saracuruna, na Baixada Fluminense. Uma delas está em estado gravíssimo e foi internada no CTI da unidade. As outras duas estão em observação, segundo a secretaria.

Outras duas crianças foram encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio. A secretaria informou que elas passaram por exames.

A outra vítima - um menino, ainda não identificado - foi levada de helicóptero para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o estado da criança é grave.


Fonte: G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1215512-5606,00-MOTORISTA+DE+VAN+ACIDENTADA+E+PRESO+APOS+DEIXAR+HOSPITAL.html