Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Broadway será permanentemente fechada ao trânsito

Medida faz parte da campanha para tornar a cidade mais verde e humana, com menos trânsito.





Times Square e Broadway são ícones de Nova York. O movimento confuso de carros e pedestres é parte do atrativo para turistas do mundo todo. Mas a campanha para tornar a cidade mais verde e humana, com menos trânsito, levou a prefeitura a fazer uma experiência que pode mudar radicalmente o espírito do lugar.

A partir de domingo (24), a Broadway será permanentemente fechada ao trânsito em dois trechos: em Times Square, entre as ruas 47 e 42. E Herald Square, entre as ruas 35 e 33, onde fica a loja de departamento Macy's. Na altura das duas praças, a Broadway vai virar uma rua de pedestres.

Em outros trechos da avenida, os carros já perderam três pistas, convertidas em ciclovias e calçadões. Times Square vai ficar assim: toldos, mesinhas, tudo muito tranquilo e civilizado. Mas o que será que o turista vai achar quando em vez do caos tradicional deste lugar, encontrar uma praça como outra qualquer, sem muita cara de Nova York?

A brasileira Priscila, que mora lá, aprova a medida: "Eu acho que vai melhorar um pouco porque é muita gente andando 24 horas".

Wiley Norvell é diretor de uma organização que, há 20 anos, luta para fechar a Broadway aos carros. Ele explica que o modelo vem de cidades como Amsterdã, Copenhague e Bogotá, onde a bicicleta está substituindo o automóvel.

Wiley faz parte do crescente contingente de jovens que vão trabalhar de bicicleta. Para eles, o fechamento da Broadway é uma grande vitória. Mas os motoristas estão revoltados. O chofer de táxi acha que o trânsito vai ficar muito pior: “A área concentra os hotéis e teatros da cidade. Só vamos poder parar longe daqui", ele reclama.

James, que trabalha perto de Times Square, acha que fechar a Broadway vai reduzir o tumulto, mas teme que sem a bagunça e os carros a praça perca o charme.

Nova York ficará mais parecida com as cidades europeias: um pouco menos caótica. Mas, todos esperam, ainda bem tumultuada.


Fonte: Bom Dia Brasil

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1163589-16020,00-BROADWAY+SERA+PERMANENTEMENTE+FECHADA+AO+TRANSITO.html

Resolução para Serviço de "Valet Parking"

RESOLUÇÃO SEOP “N” N° 007, DE 14 DE MAIO DE 2009.

Regulamenta a Autorização prévia para a Instalação de Área de Embarque e Desembarque de Passageiros nos serviços de manobra e parqueamento de veículos do tipo “valet parking”.


O SECRETARIO ESPECIAL DA ORDEM PUBLICA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei, e

considerando as normas estabelecidas pelo Decreto N° 30.548 de 23 de março de 2009;

considerando as atribuições conferidas a Secretaria Especial da Ordem Pública e seus órgãos pelo referido ato normativo; e

considerando a necessidade de padronizar os procedimentos administrativos a fim de agilizar a obtenção da referida autorização;


RESOLVE:

Art. 1° Fica criada a Autorização prévia para Instalação de Área de Serviço de Manobra e Parqueamento (ANEXO I) que deverá ser requerida pelos interessados anteriormente à solicitação do Alvará de Autorização Transitória à Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização (IRLF) local, para a implantação dos serviços do tipo “valet parking” em logradouros públicos.

Parágrafo único. Cabe ao Secretário Especial da Ordem Pública o deferimento da referida autorização; ou a quem ele delegar.

Art. 2° A autorização será concedida à título precário, conforme critério de conveniência, oportunidade e interesse público e poderá ser revogada a qualquer tempo, a juízo da autoridade competente, sempre que ocorrer motivo superveniente que justifique tal ato, inclusive nas hipóteses previstas no inciso III, do Art. 7º, do Decreto 30.548, de 23 de março de 2009.

Art. 3° O procedimento para requerer a autorização dar-se-á por meio de abertura de processo próprio na SEOP realizado por meio de formulário de requerimento padrão (ANEXO II); e cópia dos seguintes documentos:

I - Contrato ou Estatuto Social;
II - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
III - Alvará de Funcionamento da sede;
IV - Contrato de prestação de serviços (quando serviço terceirizado); e
V - Planta de situação da área pretendida para a instalação.

§ 1º O requerimento deverá ser instruído pelo próprio estabelecimento ou pela empresa contratada, mesmo nas hipóteses de serviços gratuitos ou de eventos especiais.

§ 2º Nos casos de evento especial, a autorização deverá ser requerida com antecedência mínima de quinze dias úteis da data do evento.

§ 3º No caso de serviços contratados, o processo de requerimento deverá ser instruído com a documentação relativa aos incisos I, II e III do contratante e da contratada.

Art. 4° Fica atribuída à Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques OP/SUBF/CFER), o cumprimento da presente resolução, no que se refere à instrução processual e a fiscalização em campo, sem prejuízo das competências específicas dos outros órgãos da SEOP.

Parágrafo Único. Poderá ser realizada vistoria prévia nos locais pretendidos para o embarque e desembarque de passageiros, a fim de verificar as condições previstas no regulamento, sempre que se fizer necessário.

Art. 5º Os demais órgãos desta Secretaria deverão de imediato criar rotinas de fiscalização a fim de fazerem cumprir o Decreto 30.548/09 e a presente Resolução.

Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2009.

RODRIGO BETHLEM

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Flagrantes de Desrespeito aos Pedestres



Você vai ver agora flagrantes que nossos repórteres fizeram no Espírito Santo. São imagens da falta de segurança no trânsito, causada por lombadas eletrônicas desativadas nas estradas brasileiras.

Esta é a BR 101 Norte, que corta a cidade de serra, na grande Vitória. o perigo passa por aqui todo dia. Quem tem compromisso do outro lado da pista não tem outro caminho. Sem faixa de pedestre ou equipamentos eletrônicos para que os motoristas reduzam a velocidade, é bom mesmo olhar bem antes de atravessar. O trânsito aqui é intenso.


É preciso esperar. Atravessar a pista aqui vira uma aventura. Não é fácil. E quando é possível, apressar os passos nunca é demais. Numa rodovia como está, pode aparecer um carro em alta velocidade a qualquer momento.
Os motoristas aceleram. Mas tem criança na pista. É uma correria. Uma prova de risco. “É complicado porque eles não respeitam”, diz uma professora.


Na saída da escola, o perigo aumenta. Mais uma criança olhando e correndo na rodovia, em trecho urbano, tem muita gente no acostamento. De bicicleta ou a pé, não pode haver distração. “O carro passa correndo demais.”


A placa indica a velocidade menor. Mas quem se preocupa com a fiscalização eletrônica? Os equipamentos estão desligados em todo país.
Mais de 300 lombadas eletrônicas não funcionam desde 2007. O departamento nacional de infra-estrutura de transporte explica que houve um problema jurídico. Uma nova licitação deve ser feita no meio do ano para contratar uma empresa de manutenção.

Enquanto isso, Leoni estica o braço, e pára o trânsito é perigoso.
Os sensores que fotografam carros avançando o sinal vermelho nos semáforos também estão desligados. O motorista desse caminhão não vai receber multa. A preocupação é maior nas rodovias sem passarela para pedestres.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Caminhão e Morte no Alto Leblon

A velocidade máxima é 30 km/h. Caminhões e ônibus sobem (e agora também descem) a 200% acima do limite máximo. Mortes de crianças ocorrerão em breve. Uma já foi baleada na cabeça porque jogava futebol e fazia barulho. Outras morrerão estraçalhadas nas estreitas calçadas. Mas... who cares ? Rodrigo Bethlem ? Eduardo Paes ?