Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Atropelamentos matam dois por dia na cidade de São Paulo

29 de Janeiro de 2008, 07:50

Duas pessoas morrem atropeladas todos os dias na cidade de São Paulo, de acordo com levantamento da Comissão de Direito em Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2006, 734 mortes foram registradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Muitos casos envolvem motoristas embriagados.

Pelo menos quatro pessoas morreram atropeladas só neste fim de semana - em todos os casos, a polícia suspeita que os condutores teriam consumido bebida alcóolica. No domingo, cinco pessoas que estavam em um ponto de ônibus na Estrada do Pinheirinho, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, foram atropeladas. Uma morreu na hora e outra, quando passava por cirurgia.

O carro ficou completamente destruído. De acordo com a polícia, o motorista usava remédios controlados e teria ingerido bebida alcoólica. Ele vai responder processo por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

Em Jundiaí, um motorista de dezoito anos atropelou um homem que estava na frente da casa com o filho no colo. O bebê de apenas nove meses morreu. O motorista fez exame de dosagem alcoólica.

No bairro do Tatuapé, Zona Leste da capital, um homem de 46 anos morreu atropelado no sábado quando tentava atravessar a Avenida Abel Pereira. Ele foi arrastado por vários metros. Em seguida, o carro bateu em uma árvore e capotou. Segundo a polícia, o motorista estava embriagado. Ele foi preso em flagrante e vai responder por homicídio doloso (quando há intenção de matar). As informações são do G1.

Fonte:
A Tribuna On-line

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Um carro e um caminhão subindo na calçada.


Em Ipanema, Rio de Janeiro.


De outro angulo.

O carro pode ter desviado de uma moto que passava rápido demais, ou de um pedestre que resolveu passar na hora errada.. Ou o próprio carro estava rápido demais. Assim como o caminhão. Mais do que fiscalização, precisamos de boa educação. Carros, motos, caminhões e pessoas que se respeitem. Isso já resolve muito.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Andar na Calçada

Motoristas descontrolados, falta de fiscalização.
Só nos últimos meses:


Este foi nos Jardins, São Paulo. E se você estivesse ali, comendo tranquilamente? Ou só passando por esta rua?



Este foi na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Isto era um relógio de rua. E se fosse uma pessoa que estivesse ali?


Sorte do ciclista que demorou a sair de casa...


Na principal avenida de Copacabana.



Fonte das imagens: Galeria de Imagens de "O Globo"

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Acidente envolvendo ônibus e carro deixa um morto no Leblon

Publicada em 03/01/2008 às 16h25m

Isabel Boechat - Extra, Marcelo Dutra - O Globo e CBN

Microônibus cai em canal. Foto de Marco Antônio Cavalcanti

RIO - Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na manhã desta quinta-feira, na Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon (veja fotos do acidente) . De acordo com os bombeiros, um microônibus da Viação Real bateu em um carro e caiu no canal que divide das duas pistas da via. O motorista do carro morreu na hora. A única passageira e o motorista do ônibus ficaram feridos.

De acordo com a Rádio CBN, testemunhas que estavam no local teriam dito que o motorista do carro, que estava falando ao celular, teria avançado o sinal da Avenida Padre Leonel Franca, na altura da Praça Sibelius, e bateu no ônibus, que seguia pela Visconde de Albuquerque. Um outro motorista que passava pelo local, e que também costuma trafegar pela via, afirmou que esse cruzamento não é respeitado:

- Quando tem policial militar ninguém avançava, mas quando não tem aí sempre avançam. Todo o dia acontece isso, principalmente sábados e domingos - afirmou o motorista, que não foi identificado pela rádio.

Acidente no Leblon. Foto do leitor Bruno de Campos


O motorista do carro de passeio, Gilvan Nogueira Bezerra, de 45 anos, morreu na hora. O motorista do ônibus, José Avelino Barbosa, de 48 anos, e a única passageira do coletivo, Maria Julieta de Souza Alves, de 44, ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. De acordo com os bombeiros, ninguém teve ferimentos graves.

O trânsito ficou intenso no local, e houve reflexos na Rua Mário Ribeiro, na Gávea. Técnicos da Coordenadoria de Vias Especiais ainda trabalham na retirada do ônibus do canal.


FONTE: http://oglobo.com.br/ - 04.01.08