Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre Desordem Urbana, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ônibus atropela e mata idosa em calçada na Tijuca

Vítima, que levava neta para a escola, morreu no local

A idosa Tarcísia Mendes de Oliveira, de 61 anos, morreu na manhã de ontem ao ser atropelada por um ônibus da linha 665 (Pavuna-Saenz Peña). Ela estava na calçada da Rua Major Ávila, esquina com a Rua Santo Afonso, na Tijuca, quando foi atingida pelo veículo que teria subido a calçada. A idosa levava a neta para a escola, mas a menina não sofreu nada.
O acidente aconteceu às 7h30m e deixou o trânsito lento no bairro. Os bombeiros do quartel da Tijuca, acionados às 7h37m, chegaram rapidamente ao local do acidente. Mas a vítima, em estado grave, não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de ser atendida.
- O médico tentou socorrer a vítima, mas ela já estava morta - disse um sargento do quartel da Tijuca.
A 19aDP (Tijuca) vai investigar as causas do acidente. O motorista do ônibus foi levado à delegacia, mas não foi divulgado o teor do depoimento dele.
FONTE:www.globo.com - Sexta-Feira, 06 de Julho de 2007

Um mês depois..... Desordem nas ruas do Rio

A Câmara de Vereadores divulgou mais um relatório parcial do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Desordem Urbana. O que mais tem incomodado os cariocas são os diferentes tipos de irregularidades que tomam as calçadas e dificultam o vai-e-vem dos pedestres.

O Centro do Rio de Janeiro é um bairro histórico, coração financeiro da cidade. Local de importantes decisões e de onde partiu, até agora, o maior número de queixas para a Câmara Municipal.

Os vereadores dizem que as irregularidades estão ao lado da sede do Legislativo, na Cinelândia. O calçadão não é somente do pedestre, vira até depósito. “É demais isso”, reclamou um pedestre. “Você é obrigado a andar pela rua, quando na calçada você ficaria mais a vontade”, criticou uma senhora.

A CPI da Desordem Urbana recebeu 74 denúncias de quem freqüenta o Centro. Tijuca, na Zona Norte, e Ipanema, na Zona Sul, estão empatados na segunda colocação, com 66 reclamações. Jacarepaguá, na Zona Oeste, aparece em terceiro, com 60 denúncias.

Nas mãos do relator da CPI, a pilha de reclamações: por enquanto, são 944. A queixa mais comum foi a ocupação irregular das calçadas por bares e restaurantes, que alcançou 18,75%. O estacionamento em local proibido recebeu 14,19% denúncias e as reclamações relativas aos camelôs atingiram 9,11%.

“Atrapalha muito o pessoal que está passando”, reclamou um pedestre.

As cenas são consideradas comuns pelos moradores. Mas eles dizem que não querem se acomodar com as irregularidades.

“Está faltando alguém, uma pessoa fiscalizando para botar ordem na casa”, reclamou um pedestre.

Nas ruas onde o estacionamento é permitido acontecem situações inusitadas. Um motorista teve que colocar parte do carro, grande demais para a vaga, em cima da calçada.O estacionamento fica na Rua Luiz Vasconcelos, na Cinelândia. Apenas carros de funcionários da Justiça Federal podem parar nestas vagas.


“Já estou comunicando a todas essas secretarias responsáveis as denúncias que nos chegaram para que se tenha uma resposta rápida nesses locais onde ocorreram as denúncias”, disse o relator da CPI da Desordem, o vereador Rogério Bittar (PMDB).

A Secretaria municipal de Governo informou que faz vistorias de rotina em toda a cidade para combater as irregularidades. A Guarda Municipal disse que, só no Centro, 180 homens trabalham na fiscalização das leis de trânsito.

A CPI da Desordem Urbana termina em setembro e o relatório final vai ser encaminhado ao Ministério Público para mais investigações. O telefone para denúncias é o 3814-2901.


Fonte: RJTV - 10/07/07

terça-feira, 10 de julho de 2007

CPI da desordem urbana

A ocupação das calçadas é apontada como principal problema

Vereadores do Rio apresentaram a primeira parte de um relatório sobre as irregularidades mais comuns nas ruas da cidade. Por enquanto, o campeão em desordem urbana é um endereço nobre: o bairro de Ipanema.

O carioca diz estar cansado de tanta desordem. Denunciou, reclamou pelo telefone e pela internet. Os vereadores estão fazendo um relatório das principais irregularidades. A ocupação das calçadas é apontada como principal problema: representa 22% das denúncias.

Em alguns locais, sobra apenas um pequeno corredor para os pedestres. Como em uma quadra, no bairro da Lapa. Problema que se repete em Ipanema, onde vários restaurantes ocupam calçadas com mesas, cadeiras e vasos.

Esquina das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, em Ipanema – este é o pior ponto do bairro, de acordo com os próprios moradores. Foi de lá que veio o maior número de reclamações. Não é difícil entender por que. A rua mais parece um depósito a céu aberto. Há cadeiras, barracas de praia, isopores por toda a parte. Nem o posto de policiamento garante a ordem urbana.

“A tendência é piorar cada vez mais, porque o abuso vai aumentando com o tempo”, comenta um morador.

Um carrinho se transformou em moradia. Veículos abandonados também atrapalham o trânsito e ocupam áreas de estacionamento. Sem vagas, alguns motoristas acabam deixando o carro em local proibido. Esta é a quarta reclamação mais ouvida pelos vereadores.

“Tem muito carro, moto passando pela calçada”, diz uma mulher.

Irregularidades em ruas e praças representam 20% das denúncias. Na Praça General Osório, também em Ipanema, além da sujeira, moradores reclamam que restaurantes do pólo gastronômico transformaram o local num depósito.

“Quando chega 17h, eles começam a colocar coisa e o espaço que seria para a gente passar, fica obstruído. Além disso, lavam copo, deixam resto de bebida aqui na praça”, reclama uma senhora.

A CPI da Desordem urbana foi criada no dia 19 de abril, os bairros onde os moradores fizeram mais reclamações são: Ipanema, Centro, Copacabana, Tijuca e Leblon.

Hoje à tarde, os vereadores vão percorrer as ruas de Bangu, na Zona Oeste. O relatório final da CPI deve estar pronto no fim do ano.

“O objetivo é primeiro identificar os pontos da cidade que são críticos e onde os problemas são mais graves. Segundo, determinar a responsabilidade, ver de quem é a culpa. A gente tem também o hábito da população de ter uma certa condescendência com a bagunça. Isso é histórico, mas sem dúvida, isso piorou muito de um ano para cá, e eu diria que até de três, quatro meses para cá se agravou muito”, comenta a vereadora do PV Aspásia Camargo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que existe um projeto para a recuperação da Praça General Osório e que vai notificar bares e restaurantes que ocupam a calçada irregularmente.

Segundo a Cet-Rio, as denúncias de carros abandonados devem ser feitas para a Polícia Militar, porque os veículos podem ser roubados. Já a Comlurb disse que só pode remover carcaças de veículos que não possuam qualquer possibilidade de identificação do proprietário e que estejam sem motor. Mesmo assim, é preciso de uma autorização da delegacia da área.


Fonte: RJTV - 04/06/07

domingo, 8 de julho de 2007

Colisão entre caminhões atinge seis carros e uma moto na Linha Amarela

Natanael Damasceno, Paulo Roberto Araújo

RIO - Um acidente entre três caminhões, uma moto e seis carros de passeio fechou três das quatro faixas da pista sentido Barra da Linha Amarela. A colisão aconteceu no fim da noite de quarta-feira em frente à saída 1B, na Freguesia. O motorista de um caminhão basculante teria batido em dois outros caminhões carregados de refrigerante e tombado na pista, atingindo seis carros e uma moto ( clique na foto para ver mais imagens do acidente).

De acordo com a concessionária da via expressa, o acidente deixou três feridos: o motorista do caminhão que tombou e duas pessoas que estavam em uma moto. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Bandidos da Cidade de Deus tentaram saquear os motoristas que se envolveram no engavetamento. Policiais militares do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) foram acionados para dar proteção às vítimas. O caminhão que provocou o acidente estava levando areia para as obras dos jogos Pan-Americanos.

Interdição na Niemeyer

Muitos motoristas se surpreenderam com a interdição da Avenida Niemeyer por volta das 6h30m desta quinta-feira. Uma motocicleta que seguia em direção à Jacarepaguá bateu de frente em um ônibus da Viação Pégasus, da linha S-20 (Recreio-Carioca), na altura do Condomínio 550, em São Conrado.

O motociclista ferido seria um oficial do Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o Hospital Miguel Couto em estado grave. A Guarda Municipal liberou o tráfego em meia pista por volta das 8h. Os veículos envolvidos só foram retirados do local após a chegada da perícia. Por causa da colisão, houve um grande engarrafamento no Barra-Zona Sul.

Para fugir do congestionamento, muitos motoristas fizeram a opção de seguir pela orla de São Conrado e pela Auto-Estrada Lagoa-Barra.


Fonte: O Globo - 28/06/07

Mecânicos morrem atropelados na Avenida Brasil

Jorge Martins

RIO - Um mecânico e seu ajudante morreram atropelados por uma carreta que bateu no caminhão que consertavam nesta madrugada, na pista em direção a Zona Oeste da Avenida Brasil, em Ramos. Após a batida a carreta desgovernada subiu canteiro divisório e atravessou para a outra pista. Os mortos são o mecânico identificado como Lucenildo, de 38 anos, e o ajudante Bruno da Silva Santiago, de 19 anos. O caminhão enguiçado era o Mercedes-Bens, placa LIW 8954, que vinha de Niterói, onde já havia apresentado problemas. Na altura de Ramos, segundo o motorista Marco Antônio, voltou a enguiçar. O caminhão que estava no acostamento da pista acabou sendo abalroado pela carreta Scânia, placa DJF 0755 de São Paulo, da RDS transportadora.


Fonte: O Globo - 07/07/07

Mais retratos do transito do Rio...




Carreta carregada de cerveja capotou na Rio- Petrópolis, na tarde desta quarta-feira. O trânsito ficou complicado no local Foto: Fernando Quevedo - O Globo











Um carro capotou na Avenida Brasil, próximo à entrada da via Dutra, na madrugada desta segunda-feira Foto: André Coelho / O Globo



















Um acidente entre um carro turbinado (foto), com motor mais potente, e uma moto deixou duas pessoas feridas no bairro de Campo Limpo, na zona sul de São Paulo Foto: Odival Reis - Diário de S. Paulo









Acidente entre uma van e uma moto deixa o trânsito confuso na Av. General San Martin, esquina com Afrânio de Melo Franco, no Leblon. O motoqueiro, no chão, ficou bastante ferido, mas foi levado com vida para o hospital Foto: Bia Guedes - O Globo


terça-feira, 3 de julho de 2007

Camelôs: Qual a solução?

Camelôs: qual a solução?

Carta 18.898
Os fatos relatados na carta do dia 22, do sr. Roberto Muniz (Praça Buenos Aires: pode?), são comuns e mostram a realidade da cidade. O comércio ilegal em áreas públicas, ruas e avenidas, continua a todo vapor, sem grande empenho da administração. O jornal já publicou várias cartas, inclusive minhas (Lombadas e intolerância, 2/6, e Adeus, lombadas, 8/6), dando conta do grave problema na Av. Dr. Alberto Penteado, proximidades do clube Paineiras do Morumbi, onde há variado comércio ilegal, sem objeção de quem quer que seja, atrapalhando o estacionamento regular de carros e o tráfego. A avenida é caminho obrigatório para o túnel Sebastião Camargo, com trânsito intenso. Infelizmente, não acredito mais numa solução adequada.
FRANCISCO ANT. BIANCO NETO
Fazenda Morumbi

Em ref. à queixa de Roberto Muniz sobre os ambulantes nas calçadas da Praça Buenos Aires, não é só no local que isso ocorre, somado à omissão da fiscalização. Do Largo da Concórdia, os camelôs transbordaram para a Celso Garcia, impedindo que se atravesse a rua. Ao redor do Metrô Sta. Cruz há um camelódromo, que impede caminhar pela calçada. A kombi do cachorro-quente muda de lugar durante o dia e pára até na saída dos usuários do metrô. Na Onze de Junho com Primeiro de Janeiro, um bar coloca as mesas na calçada. Diante de tantas evidências de corrupção e propinas, resta às pessoas sérias a esperança de mudar para um país mais sério que o Brasil. Talvez Guatemala, Suriname, Nicarágua, Gabão... mas a saída foi bloqueada pelo gozo relaxante de dona Marta.
PEDRO GALUCHI -
Capital

Fonte: O Estado de São Paulo - 02/07/07

domingo, 1 de julho de 2007

Um carro desgovernado invadiu um restaurante, essa tarde, numa das esquinas mais movimentadas do Flamengo. Testemunhas contaram que o acidente começou quando o carro, onde estavam três mulheres, saía da garagem de um prédio, do outro lado da rua. Segundo o porteiro Ivan dos Santos, a motorista perdeu o controle depois de acelerar o veículo, que tem câmbio automático.

“Ela entrou no carro e foi direto”, contou o porteiro.

Desgovernado, o carro bateu em um táxi, atravessou a pista e invadiu o restaurante. O acidente foi na hora do almoço, por volta das 13h. O carro atingiu clientes que ocupavam as mesas na calçada. Entre eles, um senhor que estava em cadeira de rodas.

“Fiquei meio assustado, porque só ouvi o barulho e o carro já estava entrando. Temos uma parte de concreto que, com certeza, amorteceu a batida. Só não foi pior por causa disso”, afirma Luiz Carlos Machado,
tesoureiro do restaurante.

Uma criança de 6 anos também ficou machucada. No total, cinco feridos, segundo os bombeiros. O trânsito na Rua Marquês de Abrantes ficou tumultuado.

A motorista foi prestar depoimento na Delegacia do Catete. Quatro feridos permanecem no hospital, em observação. Nenhum deles corre risco de morrer.


Fonte: RJTV - 30/06/07